top of page
Buscar

7 COISAS QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE COMEÇAR A CONSTRUIR

  • Foto do escritor: Camille Seleme
    Camille Seleme
  • 30 de mar. de 2024
  • 5 min de leitura

Qualquer tipo de construção, seja uma casa, uma loja, ou mesmo um barracão que você irá alugar para terceiros, envolve um processo complexo que pode gerar situações inesperadas e onerosas.

          Pensando em facilitar a sua vida na hora de construir, nossa equipe elencou 7 dicas que podem significar a diferença entre uma boa ou má experiência.

 

 

1.     PLANEJAR

 

          Para o desenvolvimento de qualquer projeto na sua vida é necessário ter planejamento e no setor da construção não é diferente. Primeiramente, você deve definir quais são suas necessidades e prioridades, para então estabelecer as metas e orçamentos de cada etapa. É importante levar em consideração todos os serviços e materiais necessários para que não haja gastos com situações supérfluas e dívidas antes do término da obra.

          O arquiteto ou engenheiro contratado pode te ajudar a manter o controle por meio de um cronograma detalhado com a descrição dos serviços, prazos, materiais, mão-de-obra e gastos referentes à cada etapa da obra, desde o projeto até o último acabamento.

 

2.     ESCOLHER O TERRENO OU IMÓVEL CERTO

 

          Antes de escolher o terreno em que será feita a construção, leve em consideração aspectos como as dimensões, proporções, desníveis existentes, tipo de solo, insolação, entre outras características fundamentais para análise do mesmo. Ressaltamos que a localização pode ser um dos fatores mais decisivos para um comércio decolar ou para você obter tranquilidade em sua residência, pois nem o terreno mais perfeito possível poderá compensar esse aspecto, então analise bem.

Um estudo de viabilidade pode ser feito antes da efetivação da compra do terreno para que você não compre errado. Esse estudo engloba tudo que pode ser construído e como deve ser feito para aproveitar da melhor forma as potencialidades do sítio.

          Da mesma forma, essa análise deve ser feita para aquisições de imóveis prontos para que você não incorra ao erro de comprar um apartamento ou alugar uma loja que não comporta as suas necessidades.

          Outro detalhe importantíssimo é avaliar na Prefeitura do seu município qual a situação em que se encontra o imóvel, como por exemplo as tipologias construtivas permitidas, zoneamento, existência de reserva ambiental, desapropriação, imposto territorial atualizado e divisas definidas. Esses detalhes podem afetar ou até impedir a sua futura construção, portanto não esqueça de tudo isso antes de fechar o negócio.

 

3.     PROJETAR

 

          Muito bem, ao alcançar essa etapa significa que você já tem um local e uma ideia do que poderá ser construído. O projeto se caracteriza pelo desenvolvimento do planejamento desde o estudo preliminar até o detalhamento de cada acabamento.

          O estudo preliminar envolve o levantamento de todas as necessidades da obra para desenvolvimento do primeiro esboço. Após a aprovação dessa etapa, é feito o projeto para aprovação na Prefeitura e obtenção do alvará de construção. Com isso, são feitos os projetos executivos para início da obra e, por fim, os detalhamentos necessários.

           Isso não significa que todos os projetos devem seguir estritamente essas etapas. Nem todos os clientes optam pelo acompanhamento do arquiteto até a finalização da obra, preferindo escolher por si próprio os revestimentos e acabamentos finais. Não há nenhum problema nisso, é só escolher o pacote de projetos que mais se adequar as suas necessidades. Entretanto, é importante salientar que o projeto detalhado e o acompanhamento de obra até o final minimizam surpresas desagradáveis e gastos desnecessários.

           De modo geral, o projeto engloba plantas, cortes, elevações e detalhamentos da parte arquitetônica, estrutural, elétrica, hidráulica, prevenção contra incêndios, drenagem, térmica, acústica e estética. Colocar tudo no papel antes do início da obra é imprescindível para não deixar mão-de-obra parada e gastar mais do que o esperado.

 

 

4.  TER A DOCUMENTAÇÃO CORRETA

 

          Para dar início à aprovação do projeto junto aos órgãos públicos é necessário ter a matrícula do imóvel, a qual deve ser requerida no cartório de registro de imóveis. O projeto desenvolvido pelo arquiteto de acordo com as suas necessidades é submetido à prefeitura para aprovação e expedição do alvará de construção. Os prazos de aprovação dependem de cada município, sendo responsabilidade do arquiteto fazer as correções e observar as normas de urbanismo de cada região. Com o alvará em mãos, já é possível iniciar a obra. Após a execução, há uma vistoria do imóvel para verificar se o que foi construído está de acordo com o projeto aprovado e é recebido o Habite-se ou CVCO (Certificado de Vistoria de Conclusão de Obras), permitindo a ocupação da nova construção.

 

5. DEFINIR A MÃO-DE-OBRA

 

   Finalmente a obra terá início e é preciso definir quem irá executá-la. É possível optar por um construtor particular, o famoso pedreiro ou empreiteiro, ou uma empresa construtora. Estas acabam apresentando um custo mais alto, porém fazem o gerenciamento completo e executam a obra de forma mais rápida. Já o pedreiro é indicado para obras de pequeno porte, nas quais as soluções exigidas são mais simples.

   A contratação da mão-de-obra pode ser feita por dia, a qual é recomendada para obras menores e quando não se tem capital para fazer tudo de uma vez; por etapa, o que possibilita a contratação de diferentes pessoas para cada etapa, mas necessita uma boa interação entre as equipes; e por obra fechada, que apresenta uma única equipe responsável por toda a obra e já é possível saber o custo final. Porém, é importante tomar cuidado com os valores apresentados para não escolher profissionais com um preço muito baixo e depois não serem capazes de finalizar a obra. Portanto, elabore contratos com a descrição das tarefas, prazos e valores para garantir a qualidade do serviço.

 

6. DEFINIR MATERIAIS E ACABAMENTOS

 

   A variação de preço entre materiais de construção e acabamentos pode significar a possibilidade de finalizar a obra ou se perder em dívidas. Faça um levantamento do valor de cada produto e as condições de pagamento que melhor se adaptam ao seu planejamento financeiro. Saber economizar em certos produtos para gastar em outros é a melhor opção para ter uma obra de qualidade e bem acabada. Não há necessidade de gastar em torneiras de 4 dígitos quando é possível você investir melhor seus recursos em esquadrias que farão uma melhor vedação térmica e acústica da sua construção, permitindo a economia de sistemas de condicionamento de ar, por exemplo.

   Mesmo assim, não abra exceção para produtos de baixa qualidade apenas para economizar, pois eles podem gerar retrabalhos e problemas de manutenção futuros. Você deve priorizar a relação custo/benefício em detrimento de apenas o valor monetário.

 

7. FAZER A MANUTENÇÃO ADEQUADA

         

          Por melhor que seja a qualidade do produto escolhido por você, qualquer tipo de material exige manutenção ao longo dos anos. Na hora da compra, algumas lojas oferecem planos de garantia e manutenção para determinados produtos e isso é uma boa forma de garantir que você irá fazê-la. A grande maioria das pessoas é movida pela economia, porém a falta de manutenção pode acarretar em problemas muito mais sérios e gastos bem mais elevados quando o desgaste já não pode ser consertado e precisa ser substituído inteiramente.

          Algumas construtoras e arquitetos entregam ao final do projeto um manual contendo a especificação de todos os produtos e acabamentos, incluindo-se os fornecedores e a forma de realizar a manutenção. Caso você não tenha isso, é possível conversar com as lojas dos produtos que indicarão empresas especializadas para cada situação.

 
 
 

Comentarios


SOLICITE O SEU ORÇAMENTO

Solicite um orçamento através do telefone (41) 99967-8832 ou preenchendo o formulário abaixo.

Mensagem Enviada

Engmold Pré-Moldados

engmoldvendas@gmail.com

Rodovia da Uva, 47 | Roça Grande | Colombo

(41) 99967.8832 | (41) 3621.0200

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook

Todos os direitos reservados. Engmold 2024.

bottom of page