AS VANTAGENS DO PRÉ-MOLDADO
- Camille Seleme
- 30 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Diante de um mercado tão dinâmico e exigente, faz-se necessário buscar soluções que promovam a eficiência, economia, redução de prazos, segurança e sustentabilidade nas edificações. O uso de pré-moldados existe há bastante tempo, porém foram só nos últimos que seu uso se igualou a construção convencional no Brasil.
A técnica de pré-moldados consiste na produção de peças em concreto armado dentro da indústria para posterior montagem na obra, possibilitando controle total das dimensões, resistência, qualidade e acabamentos. Inicialmente utilizada para construções industriais e comerciais, os famosos galpões e barracões, o pré-moldado tem ganhado cada vez mais espaço no mercado residencial. E por que isso acontece? Por causa das inúmeras vantagens que essa técnica oferece ao cliente.
1. Logística e gestão de obras
Utilizando elementos pré-moldados, é possível reduzir o número de etapas em uma obra, o que facilita a administração da obra como um todo. Como a fabricação não é feita no local, o seu canteiro de obras fica muito mais organizado, limpo e seguro.
2. Rapidez na execução de tarefas
Enquanto as peças são fabricadas na indústria, a fundação do seu terreno já pode estar em andamento. A montagem da obra é rápida, economizando tempo e recursos para todos, o que possibilita que seu empreendimento esteja em funcionamento o quanto antes para gerar lucros.
3. Economia e Previsibilidade de custos
Com projeto e planejamento da obra adequado, sabe-se exatamente o valor da estrutura antes de iniciar a obra e é possível ter uma estimativa proporcional do custo final. Isso reduz significativamente as chances de imprevistos financeiros e desperdício de recursos, melhorando o custo-benefício dos pré-moldados em relação a outras tipologias construtivas.
Outra grande economia encontra-se na redução e dinamização das etapas da obras, reduzindo-se a quantidade de materiais e funcionários para executar cada processo.
4. Qualidade
Uma vez que as peças são fabricadas na indústria, há um controle de qualidade muito mais rigoroso em relação a resistência, dimensões e acabamento. Ainda, a empresa deve seguir as normas, legislações e procedimentos para atender aos índices ISO 9001 e semelhantes.
5. Sustentabilidade
O processo de fabricação aplicado não causa desperdício de matérias-primas, uma vez que tudo é controlado dentro da indústria. As formas metálicas podem ser reutilizadas várias vezes, diferentemente das conhecidas formas de madeira, e não há descarte de resíduos no solo, o que contribui significativamente para reduzir o impacto da obra no meio ambiente.
Comentários